Qualidade operacional da fenação: análise do processo de produção. / Operational quality of hay harvesting: analysis of the process.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

O Brasil possui atualmente o maior rebanho comercial bovino do mundo com aproximadamente 185 milhões de cabeças, configurando-se em uma atividade de significativa participação na formação do PIB agropecuário nacional. Entretanto, uma das dificuldades enfrentadas é a sazonalidade das forrageiras, pois a produção da pastagem concentra-se na época quente e chuvosa do ano. A fenação é uma das alternativas na conservação de forragens e sua qualidade depende, entre outros fatores, do processo de colheita, onde eficiência e agilidade são proporcionadas pela mecanização. O momento econômico atual obriga os produtores rurais a adequarem seus sistemas produtivos, buscando novas tecnologias e soluções gerenciais que os fortaleçam na administração de suas propriedades. Deste modo, defeitos ou falhas em suas operações agrícolas devem ser detectadas e corrigidas, de modo a tornar os processos mais eficientes e, conseqüentemente, menos onerosos. Esta busca por menores custos e obtenção de melhorias ao sistema produtivo, pode ser alcançada pela implantação da gestão pela qualidade à administração empresarial. Os conceitos de qualidade foram desenvolvidos para o setor industrial e estão plenamente presentes à rotina das empresas e hoje, passaram a atuar também na agricultura, pois, uma vez que a cultura já tenha sido implantada, qualquer operação realizada fora dos padrões planejados traz inúmeras perdas. Devido ao alto custo do sistema produtivo agrícola, as operações mecanizadas representam um ponto estratégico para o desenvolvimento de técnicas de otimização e redução dos mesmos. Deste modo, este estudo teve por objetivo identificar e avaliar as operações de maior impacto nos custos e na qualidade para obtenção do feno enfardado. Os dados obtidos em uma propriedade produtora de feno, foram analisados utilizando-se o Controle Estatístico de Processos (CEP) e as operações de sega e enfardamento foram consideradas críticas sob o ponto de vista econômico e qualitativo em relação ao produto final (feno). Para a operação de sega, os resultados indicaram que existem causas especiais atuando no processo, bem como tendência de execução da operação acima dos limites estabelecidos, devido ao receio de contaminação da massa ceifada. Na operação de enfardamento constatou-se um maior potencial de melhoria e para tanto, exigiu que um dispositivo eletrônico de contagem fosse acoplado ao equipamento, melhorando a qualidade do processo produtivo, principalmente com relação à conformação dos fardos: manutenção do comprimento e geometria. Enfim, a implantação de sistemas de controle de qualidade em operações agrícolas mecanizadas para a cultura de feno é viável e, com o CEP, foi possível caracterizar tecnicamente a qualidade de execução das operações e gerar melhorias na qualidade final do produto.

ASSUNTO(S)

mecanização agrícola statiscal quality control total quality qualidade total agricultural mechanization fenação hay harvesting controle estatístico do processo

Documentos Relacionados