Qual propedêutica inicial diante de um paciente com nódulo tireoidiano?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Minas Gerais - NUTEL

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

Diante desses pacientes, a anamnese e exame físico detalhados devem ser realizados para buscar condições associadas a um maior risco de malignidade. Como propedêutica complementar, o TSH sérico deve ser solicitado na avaliação inicial do nódulo tireoidiano, principalmente para excluir a possibilidade de ele ser autônomo ou hipercaptante (Nível A)¹. Nódulos autônomos ou hipercaptantes raramente são malignos, excluindo, portanto, a necessidade de punção aspirativa por agulha fina (PAAF) desses.

A ultrassonografia cervical deverá ser realizada em todo paciente com nódulo tireoidiano (Nível A)¹, enquanto demais exames de imagem, tomografia computadorizada (TC, ressonância nuclear magnética (RNM) e PET-Scan) são usualmente desnecessários (Nível B)¹.

A cintilografia é importante para avaliar a captação do nódulo, estando indicada na suspeita de nódulo hiperfuncionante (TSH baixo ou subnormal) (Nível A)¹, para um diagnóstico preciso do adenoma tóxico ou do bócio multinodular tóxico². Nessas situações é aconselhado que o médico da APS acompanhe o paciente conjuntamente com o especialista focal (endocrinologista).

ASSUNTO(S)

apoio ao diagnóstico médico t71 neoplasia maligna da tireóide t72 neoplasia benigna da tireóide doenças da glândula tireóide nódulo da glândula tireoide a - estudos experimentais ou observacionais de melhor consistência b - estudos experimentais ou observacionais de menor consistência prevenção e controle do câncer

Documentos Relacionados