Qual o tratamento farmacológico da insônia no idoso?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Santa Catarina

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

As medicações mais comumente utilizadas são  benzodiazepínicos (BZ), antidepressivos, agonista dos receptores benzodiazepínicos (BZRA), anti-histamínicos e antipsicóticos. Os BZ mais utilizados são alprazolam, bromazepam, clonazepam e diazepam. Na RENAME, 2022, estão disponíveis o diazepan 2mg e 5 mg sulcado,  dose de 5 a 10 mg; e o clonazepam comprimidos de 0,5 mg e 2 mg/ml e dose inicial de 0,5 mg, não ultrapassar 1,5 mg/dia. Os BZRA  são indicados para tratamento de curta duração.  São hemitartarato de zolpidem, comprimido  de 5 e 10 mg, dose para idoso 5 mg; e zopiclona,  dose inicial  é de 3,75 mg para idosos.

Contudo, as evidências sobre a eficácia e tolerabilidade dessas medicações variam e devem ser avaliadas no momento da prescrição sobretudo na população idosa. Os anti-histamínicos sedativos e antidepressivos são as vezes utilizados para tratar insônia; entretanto falta evidência da eficácia destas medicações no tratamento da insônia primária.

A escolha do medicamento deve ser baseada em diferentes fatores, como tipo de insônia, idade, comorbidades e possíveis efeitos colaterais. Se a escolha for um BZRA ou um BZ de ação curta  ou um antidepressivo sedativo, o uso deve ser a curto prazo (≤4 semanas) e, em seguida, procede à redução gradual sob monitoramento clínico. Estudos recentes, 2021, demonstraram que para o idoso a medicação de primeira escolha deve ser a melatonina. Essas revisões apontaram a eficácia da melatonina de liberação prolongada 1 a 6 mg em indivíduos com mais de 55 anos, quando os níveis de melatonina começam a diminuir. Também se verificou que os efeitos colaterais são leves, e não levam a dependência mesmo em doses elevadas, sendo, portanto, segura para tratamento de pacientes idosos que sofrem de distúrbios do sono.

É indiscutível que BZ e medicamentos BZRA têm o potencial de tolerância e dependência. No entanto, existem poucos dados disponíveis sobre o número de pacientes que se tornarão dependentes ao tomar BZ ou BZRA por um determinado período. Em metanálise (2017) se mostrou que substâncias com meias-vidas curtas induzem dependência mais rapidamente. Além disso, os efeitos cognitivos agudos dos BZRA têm efeitos negativos significativos no desempenho cognitivo do dia seguinte. Outros efeitos, relacionados a este grupo farmacológico, demonstrou maior risco de fratura de quadril e traumatismo cranioencefálico, relação significativa entre o uso e as tentativas de suicídio, bem como os suicídios consumados. BZ tem como efeitos colaterais: sedação residual durante o dia, comprometimento da memória sobretudo em idosos, quedas (frequentes em idosos), depressão da ventilação, insônia rebote na descontinuação da medicação, abuso da medicação, desenvolvimento de tolerância e dependência.

Em termos de efeitos cognitivos após a retirada do uso prolongado de BZ, se mostrou que os efeitos negativos podem durar até 6 meses. À luz das evidências, se concluem que os efeitos colaterais indesejados superaram os benefícios do uso de BZ/BZRA em idosos >60 anos.

A Terapia Cognitiva Comportamental para Insônia (TCC-I) deve ser a primeira opção, de acordo com a disponibilidade, para a insônia crônica. Enquanto para as formas agudas, transitórias, o tratamento farmacológico continua sendo a abordagem de primeira linha.  Esta terapia, geralmente, consiste em psico-educação/higiene do sono, treinamento de relaxamento, terapia de controle de estímulos, terapia de restrição do sono e terapia cognitiva A TCC-I, apesar de ser o tratamento de primeira linha para a insônia, não está facilmente disponível e a implementação generalizada é um grande desafio para o futuro.

Os efeitos colaterais da TCC-I ainda não foram completamente investigados. Entretanto, se enfatizou que a restrição do sono, como um componente da TCC-I, leva a aumentos transitórios na sonolência e fadiga e vigilância objetivamente prejudicada.

A insônia é o problema do sono mais comumente relatado em países industrializados em todo o mundo, estando presente em cerca de 36,8% da população em geral. No Brasil, a taxa é superior a 30% na população geral.

Embora a insônia possa ser um distúrbio independente, ela é mais frequentemente observada como uma condição com comorbidade e pode precipitar, exacerbar ou prolongar uma ampla gama destas condições, incluindo doenças físicas e mentais.

Fatores circadianos são importantes em subgrupos de indivíduos, por exemplo, em pacientes idosos com despertar precoce, em que um reequilíbrio no ciclo vigília/sono pode desempenhar um papel importante.

O tratamento da insônia, principalmente no grupo de 55 e mais anos de idade, é ainda um desafio com recomendações de estudos das terapias e dos medicamentos.

1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde. Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos. Relação Nacional de Medicamentos Essenciais Rename 2022 [recurso eletrônico]. Brasília – DF.2022:183 p. Disponível em: 

[Acesso: 26/11/2022]

2. Bueno APR, Savi FN, Alves IA, Bandeira VAC. Regulatory aspects and evidences of melatonin use for sleep disorders and insomnia: an integrative review. Arq. Neuro-Psiquiatr, 2021;79(8):732-742. Disponível em:

[Acesso: 21/11/2022]

3. Palagini L, Manni R, Aguglia E, Amore M, Brugnoli R, Girardi P, Grassi L, Mencacci C, Plazzi G, Minervino A, Nobili L, Biggio G. Expert Opinions and Consensus Recommendations for the Evaluation and Management of Insomnia in Clinical Practice: Joint Statements of Five Italian Scientific Societies. Front Psychiatry. 2020 Jun 26;11:558. Disponível em:

[Acesso: 21/11/2022]

4. British Medical Journal: Best Practice. Insônia. Disponível em:

[Acesso: 21/11/2022]

5. Riemann D, Baglioni C, Bassetti C, Bjorvatn B, Dolenc Groselj L, Ellis JG, Espie CA, Garcia-Borreguero D, Gjerstad M, Gonçalves M, Hertenstein E, Jansson-Fröjmark M, Jennum PJ, Leger D, Nissen C, Parrino L, Paunio T, Pevernagie D, Verbraecken J, Weeß HG, Wichniak A, Zavalko I, Arnardottir ES, Deleanu OC, Strazisar B, Zoetmulder M, Spiegelhalder K. European guideline for the diagnosis and treatment of insomnia. J Sleep Res. 2017 Dec;26(6):675-700. Disponível em:

[Acesso: 21/11/2022]

ASSUNTO(S)

apoio ao tratamento médico p06 perturbação do sono distúrbios do início e da manutenção do sono idoso preparações farmacêuticas

Documentos Relacionados