Qual o melhor tratamento para pacientes com onicomicose de longa data, que não melhoram com tratamento tópico?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

A partir dos estudos encontrados concluímos que o uso da Terbinafina por via oral no tratamento das onicomicoses de longa data é superior ao uso de Itraconazol por via oral.

Apesar das inúmeras controvérsias da literatura em relação ao tratamento por via oral, encontramos uma revisão sistemática de adequado rigor metodológico que evidenciou o uso de Itraconazol 200 mg/dia por 12 semanas por via oral aumenta as taxas de cura em casos de onicomicose quando comparado ao placebo. Porém em relação à Terbinafina as taxas de cura do Itraconazol foram inferiores. (Grau de recomendação A).

Dois ensaios clínicos randomizados demonstraram que ao final de 1 ano de acompanhamento os pacientes que fizeram uso de Terbinafina 250 mg/dia por 12 semanas tiveram taxas de cura mais altas (69% cura) do que os pacientes que utilizaram Itraconazol 200 mg/dia pelo mesmo período de tempo (48% cura).

Não se observou diferença nas taxas de cura ao se comparar Itraconazol e Griseofulvina ou entre Itraconazol em pulsoterapia ou uso continuo. Da mesma forma não houve diferença nas taxas de cura entre pacientes que fizeram uso de Cetoconazol e pacientes que usaram Griseofulvina. Não encontramos ensaios clínicos randomizados comparando Itraconazol oral com Cetoconazol ou Fluconazol.

 

 

ASSUNTO(S)

apoio ao tratamento s22 sinais/sintomas das unhas antimicóticos onicomicose a - estudos experimentais ou observacionais de melhor consistência

Documentos Relacionados