Qual o melhor tratamento para herpes genital?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

Foram encontrados três Ensaios Clínicos Randomizados (ECR) (Grau A) os quais evidenciaram que o uso do aciclovir por via oral durante o primeiro episódio de herpes genital diminui a duração das lesões, dos sintomas e da virulência quando comparado ao uso de placebo. Os efeitos adversos em ambos os grupos (aciclovir e placebo) foram raros e similares.

Um ECR (Grau A) não encontrou diferença nos desfechos clínicos ao comparar o uso de aciclovir oral 200mg, 5 vezes ao dia por 10 dias e valaciclovir 100mg, 2 vezes ao dia por 10 dias em indivíduos com primeiro episódio de herpes genital.

Dois ECR (Grau A) não encontraram diferença estatisticamente significativa na duração das lesões e sintomas entre os indivíduos que fizeram uso de famciclovir, valaciclovir e aciclovir no tratamento de episódios agudos recorrentes de herpes genital.

Não foram encontrados ECR que comparassem o tratamento com antivirais ao uso de placebo em indivíduos portadores de herpes genital e HIV.

 

 

ASSUNTO(S)

apoio ao tratamento médico x90 herpes genital aciclovir herpes genital a - estudos experimentais ou observacionais de melhor consistência

Documentos Relacionados