Qual o esquema de tuberculostáticos para paciente com tuberculose que abandonou tratamento por duas semanas?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

Segundo o Ministério da Saúde, o esquema I (RHZ por 2 meses + RH por 4 meses) deve ser adotado em todos os pacientes virgens de tratamento ou aqueles que já o fizeram por menos de 30 dias. Se o paciente em questão já usou os tuberculostáticos por mais de 30 dias de tratamento, é considerado retorno por abandono, devendo-se adotar o esquema I reforçado com etambutol (RHZE por 2 meses + RHE por 4 meses). (GRAU D)

Em 28 de agosto, o Programa Nacional de Controle da Tuberculose emitiu uma nota técnica divulgando modificações no sistema de tratamento da tuberculose. A primeira delas é a introdução do etambutol na fase intensiva (primeiros dois meses) do esquema básico. A segunda é a introdução da dose fixa combinada dos 4 fármacos no mesmo comprimido para a fase intensiva, com consequente redução da dose de isoniazida e pirazinamida.

O processo de implementação do sistema de tratamento, bem como a disponibilização das novas apresentações, seguirá um cronograma e uma metodologia de trabalho estabelecida entre o PNCT e os estados. A nota técnica não estabeleceu data de início da implementação.

Tuberculose/quimioterapia; Antituberculosos

 

ASSUNTO(S)

apoio ao tratamento agente comunitário de saúde a70 tuberculose d - opinião desprovida de avaliação crítica/baseada em consensos/estudos fisiológicos/modelos animais

Documentos Relacionados