Qual esfigmomanômetro é mais confiável? O digital ou o manual?

AUTOR(ES)
FONTE

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

Existem muitos produtos no mercado para a avaliação automatizada da pressão arterial. Contudo, muitos desses dispositivos não foram devidamente validados.

Sabe-se que são inadequados, por exemplo, no caso de pacientes portadores de arritmias, pois nestes casos sua precisão não é suficiente. Dentre os esfigmomanômetros digitais, aqueles que aferem a pressão arterial no braço parecem ser mais precisos do que aqueles que aferem no pulso, desde que observadas as devidas precauções com relação ao tamanho do manguito. (1)

Sendo assim, o uso de esfigmomanômetros digitais deve ser considerado com cautela, visto que a maioria ainda não foi validada. Contudo, existem alguns modelos disponíveis no mercado brasileiro já validados para o uso (ex: Omron® e Microlife®) (2)(A). Novos estudos a respeito precisam ser realizados.

Enquanto isso, os esfigmomanômetros “manuais” continuam sendo a primeira escolha para aferição da pressão arterial em nível ambulatorial, desde que devidamente inspecionados e calibrados (1).

ASSUNTO(S)

cuidados de enfermagem enfermeiro a43 outros procedimentos diagnósticos esfigmomanômetros pressão arterial a - estudos experimentais ou observacionais de melhor consistência d - opinião desprovida de avaliação crítica/baseada em consensos/estudos fisiológicos/modelos animais

Documentos Relacionados