Qual é o tratamento atual da fimose no lactente?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

O menino, ao nascer, em geral tem o prepúcio aderido à glande. Aos 6 meses espera-se que 20% deles possam ter seu prepúcio totalmente retraído, 50% aos 12 meses e 90% aos 3 anos. Até os 3 anos deve-se indicar a correta higiene local para evitar infecções locais. A partir dos 3 anos de idade pode-se indicar o uso de corticóides tópicos 2X ao dia por 30 dias acompanhado de estiramento gentil do prepúcio, tratamento que se mostrou benéfico em até 90% dos casos.

Não foi estudado o uso da hialuronidase em associação ao corticóide, estando indicado somente o uso do corticóide.

A cirurgia para correção da fimose raramente está indicada por motivos médicos, já que não traz nenhum benefício para a maioria dos pacientes e apresenta algum tipo de complicação em 15 a 50% dos casos. A cirurgia só está indicada quando houver fimose com balanopostites de repetição ou na adolescência se a fimose dificultar a atividade sexual. A técnica escolhida não deve ser a circuncisão ou postectomia (excisão do prepúcio), mas sim a postoplastia que preserva o prepúcio. Se a família optar pela circuncisão por motivos culturais ou religiosos, deve ser realizada preferencialmente no período neonatal quando é possível realizar o procedimento com anestesia local.

 

 

ASSUNTO(S)

saúde da criança médico y81 fimose/prepúcio redundante fimose lactente a - estudos experimentais ou observacionais de melhor consistência

Documentos Relacionados