Qual a quantidade de álcool que as pessoas podem tomar para não serem consideradas alcoolistas?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

Bebida

Concentração alcoólica

Medida (ml)

Volume de álcool

Unidades

Vinho

12

1 cálice (90)

11

1,1

Cerveja

5

1 lata (350)

17

1,7

Destilados

40

1 dose (35)

20

2,0

O conceito de alcoolismo tem se modificado constantemente. Atualmente, é possível identificar diferentes problemas relacionados ao consumo de álcool. O uso nocivo é um padrão de consumo de álcool que causa danos à saúde. Os danos podem ser físicos (como hepatite alcoólica) ou mentais (como depressão após grande consumo de álcool).

Já a dependência do álcool é caracterizada por um conjunto de alterações físicas, comportamentais e de pensamento em que o uso de bebidas alcoólicas, para um determinado indivíduo, alcança prioridade muito maior do que outros comportamentos que antes eram priorizados.

Existe também o critério de quantidade de álcool para identificar os bebedores excessivos. Segundo a OMS, o consumo máximo de álcool por semana é de 21 unidades para homens e 14 unidades para mulheres, cada unidade equivalendo a 10g de álcool. O número de unidades em diferentes bebidas é apresentado na tabela abaixo:

Outra classificação que se baseia em quantidade de álcool é o beber excessivo episódico, equivalente ao consumo, em uma ocasião, de metade do número recomendado por semana.

É importante lembrar que muitas pessoas apresentam problemas relacionadas ao álcool, mas não se encaixam em nenhuma das denominações acima. Essas pessoas são chamadas de bebedores-problema ou abusadores de álcool.

Uma forma de abordar rapidamente o abuso e a dependência de álcool é feita através de um teste de quatro questões:

Duas ou mais respostas positivas para essas perguntas indicam abuso de álcool e necessidade de abordagem do problema por toda a equipe de saúde. GRAU D

 

ASSUNTO(S)

saúde mental agente comunitário de saúde alcoolismo d - opinião desprovida de avaliação crítica/baseada em consensos/estudos fisiológicos/modelos animais

Documentos Relacionados