Quais são os principais aspectos do diagnóstico e tratamento da fibromialgia?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

A fibromialgia é considerada uma síndrome por englobar uma diversidade de sinais e sintomas. Entre os mais comuns, aparecem: cansaço, dificuldade para dormir, rigidez, intolerância ao exercício, palpitações e dor em vários pontos do corpo. Mais comum em mulheres, pode vir acompanhada de condições como depressão.

Nem todos os pacientes exibem todos estes sinais e sintomas e suas manifestações podem ser bastante distintas para cada indivíduo. O diagnóstico é predominantemente clínico, ou seja, baseado nas queixas e exame físico do paciente, sem a necessidade de muitos exames complementares.

A causa da fibromialgia é desconhecida. Vários fatores físicos e emocionais parecem auxiliar no aparecimento dos sintomas.

A partir do diagnóstico médico, o tratamento da fibromialgia costuma merecer uma abordagem multidisciplinar. Os possíveis atores envolvidos costumam ser: paciente, médico, fisioterapeuta, profissional de saúde mental, entre outros profissionais de saúde.

Entre as modalidade de tratamento, podemos citar:

É importante o indivíduo com diagnóstico confirmado de fibromialgia estar informado de que esta é uma doença benigna e que, apesar de ser também um tipo de “reumatismo”, não deforma o corpo, nem traz conseqüências graves. Da mesma forma, o paciente deve estar ciente que o tratamento é bastante desafiador e que “curas milagrosas” não são facilmente encontradas.

ASSUNTO(S)

cuidados primários de saúde agente comunitário de saúde enfermeiro l18 dores musculares fibromialgia d - opinião desprovida de avaliação crítica/baseada em consensos/estudos fisiológicos/modelos animais

Documentos Relacionados