Quais são as principais causas de bloqueio de ramo direito (BRD)?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde HC UFMG

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

O bloqueio de ramo direto (BRD) acontece por um retardo na condução do estímulo elétrico em qualquer porção intraventricular desse ramo, resultando em um padrão eletrocardiográfico característico que inclui três critérios: (fig.1)

O bloqueio é definido como incompleto quando o QRS tem duração entre 110 e 120ms, na presença dos outros dois critérios apontados.

O BRD é um achado comum na população geral, com prevalência em torno de 0,2%, e na ausência de sinais clínicos de cardiopatia não tem valor prognóstico.

Entretanto, o diagnóstico de um BRD novo tem significado clínico, com maior possibilidade de doença coronariana, insuficiência cardíaca e maior mortalidade cardiovascular.

O BRD pode acontecer em cardiopatias de qualquer etiologia, por áreas de fibrose intersticial, e nesse contexto é um marcador do dano estrutural,com valor prognóstico.

Dentre as causas mais freqüentes temos a cardiopatia hipertensiva, isquêmica (incluindo o infarto agudo do miocárdio), chagásica e a cardiomiopatia dilatada idiopática. Outras causas de cardiopatia dilatada, as cardiopatias congênitas, hipertrófica e as restritivas também podem cursar com BRD. Em todas elas, o bloqueio se correlaciona ao grau de acometimento cardíaco e tem significado prognóstico.

A duração do QRS é um dado importante, pois um BRD incompleto, quando comparado ao completo, é ainda mais freqüente em indivíduos saudáveis, sem cardiopatia. Por outro lado, QRS muito alargado, superior a 140 ms, se correlaciona a cardiopatias mais graves.

Diante de um paciente cujo ECG revela um BRD, o médico da atenção primária à saúde deve considerar se há sintomas sugestivos de cardiopatia (dispneia, dor torácica), se existem alterações ao exame físico (impulso cardíaco apical desviado, presença de bulhas acessórias ou sopros, etc), e a duração do complexo QRS. Em pacientes com alterações clínicas e/ou complexo QRS alargado, está indicada a pesquisa sorológica da doença de Chagas (em áreas endêmicas) e também um ecocardiograma. Após tais exames, o médico deve avaliar a necessidade de encaminhamento a um cardiologista.

ASSUNTO(S)

apoio ao diagnóstico médico k84 outras doenças cardíacas bloqueio de ramo

Documentos Relacionados