Quais são as formas de transmissão da hepatite C? Quais as orientações para o portador e seus familiares?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

A transmissão da hepatite C ocorre principalmente através do contato com sangue contaminado. São consideradas populações de maior risco:

A transmissão sexual é pouco freqüente, com menos de 3% em parceiros estáveis e, ocorre principalmente em pessoas com múltiplos parceiros e com prática sexual de risco (sem uso de preservativo), sendo que a coexistência de alguma DST – inclusive o HIV – é um importante facilitador dessa transmissão. A chamada transmissão vertical (de mãe para filho) é rara. Entretanto, já se demonstrou que gestantes com quantidades altas do vírus ou que também estão infectadas pelo HIV apresentam maior risco de transmitir a doença para o recém-nascido(1).

A hepatite C não é transmitida através do contato social do dia-a-dia, como por exemplo beijos, abraços, compartilhamento de copos e outros utensílios de cozinha ou através do assento do banheiro.

Contudo, como o vírus da hepatite C é transmitido através do sangue, é preciso ter cuidado no compartilhamento de barbeadores ou escovas de dente que possam estar contaminadas com sangue.

A pessoa portadora de hepatite C deve sempre cobrir seus pequenos cortes e ferimentos. Se for usuária de drogas, deve usar sempre material descartável e nunca compartilhar seringas. Usar preservativo em TODAS relações sexuais(2).

ASSUNTO(S)

promoção da saúde agente comunitário de saúde d97 doenças do fígado/ ne hepatite c d - opinião desprovida de avaliação crítica/baseada em consensos/estudos fisiológicos/modelos animais

Documentos Relacionados