Quais são as causas e qual é a investigação inicial de leucopenia?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

Diversas condições clínicas podem desencadear leucopenia. A anamnese deve revisar sinais e sintomas, morbidades, medicações em uso e complicações infecciosas associadas à leucopenia. O exame físico pode mostrar linfonodomegalia e/ou esplenomegalia, lesões de pele, sinais de hepatopatia crônica ou sinais de outras patologias.  Essa avaliação inicial orientará a investigação subsequente a ser realizada. O Quadro 1 apresenta causas e investigação da leucopenia secundária.

Considera-se leucopenia a contagem total de leucócitos abaixo do limite inferior normal para a população. De maneira geral, a contagem de leucócitos é normal entre 3.500 a 10.500 células/µL, com predomínio de neutrófilos segmentados. Deve-se avaliar a gravidade e a duração da leucopenia (revisar hemogramas anteriores, se houver) e avaliar o diferencial (neutropenia ou linfopenia). A revisão microscópica do hemograma também pode auxiliar no diagnóstico, se demonstrar alterações.

Pacientes com febre e neutropenia (< 1.500 neutrófilos/µL) ou aqueles com citopenias com critérios de gravidade devem ser encaminhados para investigação em serviços de urgência/emergência. Entre as citopenias com critérios de gravidade pode-se citar:

Já pacientes que não apresentem critérios de gravidade e não tenham causa definida para a leucopenia, mesmo após investigação inicial na atenção primária, deverão ser encaminhados para avaliação ambulatorial com hematologista.

 

 

ASSUNTO(S)

apoio ao diagnóstico médico b84 glóbulos brancos anormais leucopenia

Documentos Relacionados