Quais são as causas da labirintite? Quais os cuidados que devemos orientar aos pacientes?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

Labirintite é uma infecção em uma estrutura delicada (o labirinto), localizada na parte mais interna do ouvido e que controla a audição e o equilíbrio. A maior parte dos casos são decorrentes de uma infecção viral, que faz com que o labirinto fique inflamado. Diversos vírus podem causar a doença, mas geralmente ela inicia após uma infecção viral comum, como um resfriado ou uma gripe (contudo, existem outras causas).

Quando o labirinto está inflamado, a informação que ele manda ao cérebro fica alterada, provocando tonturas ou dando uma impressão de que a pessoa está em movimento quando está parada. Muitas vezes estas sensações causam náuseas e vômitos. Se a parte do labirinto que comanda a audição está afetada, a audição pode ficar transitoriamente comprometida.

A labirintite geralmente é um problema leve, que o organismo resolve em alguns dias ou semanas. Enquanto isso, medicações prescritas pelo médico ajudam a aliviar alguns dos sintomas.

É aconselhável que o paciente faça repouso na cama, para evitar quedas, até que os sintomas aliviem. Cuidado especial para aquelas pessoas que trabalham em alturas ou operam máquinas. É muito importante tomar bastante líquido, para evitar desidratação.

Outras dicas importantes são:

O tratamento da labirintite é realizado pelo médico geral, mas em alguns casos mais graves o acompanhamento conjunto com um médico otorrinolaringologista é necessário.

ASSUNTO(S)

sinais e sintomas agente comunitário de saúde h82 síndromes vertiginosas labirintite d - opinião desprovida de avaliação crítica/baseada em consensos/estudos fisiológicos/modelos animais

Documentos Relacionados