Quais os aspectos para diagnóstico mais importantes sobre Caxumba?

AUTOR(ES)
FONTE

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

A Caxumba é uma doença infecciosa aguda, transmissível, causada por um vírus que provoca febre e inflamação da glândula parótida.

O agente causador da infecção é o vírus da família Paramyxoviridae, gênero Rubulavírus.

Os sintomas são febre, aumento do volume das glândulas salivares localizadas na região da boca, principalmente, a parótida. Podem estar presentes outros sintomas como dor no corpo, dor de cabeça.Em homens adultos, pode ocorrer inflamação nos testículos (orquite) e, em mulheres acima de 15 anos, inflamação nos ovários (ooforite). É relativamente comum também o comprometimento do sistema nervoso central, conhecido por meningite asséptica, e pancreatite.

Se transmite pelo contato direto com gotículas de saliva do doente contendo o vírus.

Como tratar não existe tratamento específico. São indicados repouso, uso de medicamentos analgésicos e observação de possíveis complicações. No caso de orquite (inflamação nos testículos), o repouso e o uso de suspensório escrotal são fundamentais para o alívio da dor.

Como se prevenir a prevenção é feita por meio da aplicação da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), de acordo com o esquema vacinal preconizado pela SVS/MS.

Orientações de isolamentos segundo o Mistério da Saúde? Epidemiologia

Caxumba é uma doença que não necessita de notificação, mas necessita de isolamento respiratório para gotículas até 9 dias após inicio de edema de parótida.

Deve-se afastar as crianças da escola com a doença até 9 dias após inicio de edema de parótida.

Os objetos contaminados por secreções nasofaríngeas devem sofrer desinfecção concorrente.

Quanto a exames de laboratório e acompanhamento de contactantes, não há necessidade de colher.( não colher de rotina sangue de contactantes para sorologia)

Quarentena Afastar da escola ou trabalho os contactantes suscetíveis ( com vacinação indequada) do 12° até o 20° dia após a ultima exposição.

Profilaxia pós exposição Administrar uma dose de vacina (tríplice viral)** para todos os contactentes suscetíveis.

Contactantes não-vacinados devem iniciar vacinação.

** Vacina Tríplice Viral ( sarampo, caxumba, rubéola) Não devem ser administradas a gestantes. Mulheres vacinadas devem ser orientadas a evitar a gravidez por um mês após a vacinação.

Não há necessidade de investigação de casos e contactantes.

Período de Incubação De 12 a 25 dias, em média 16 a 18 dias.

Período de Transmissibilidade De 6 a 7 dias antes da manifestação dos sintomas até 9 dias após o surgimento das manifestações clínicas. O vírus também pode ser encontrado na urina do indivíduo infectado até 14 dias após o início da doença

 

ASSUNTO(S)

d71 caxumba/parotidite epimêmica caxumba c - relatos de casos estudos não controlados d - opinião desprovida de avaliação crítica/baseada em consensos/estudos fisiológicos/modelos animais

Documentos Relacionados