Quais condutas o Agente Comunitário de Saúde (ACS) deve tomar diante de casos envolvendo contaminação por agrotóxico?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Sergipe

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

Entre as principais condutas do Agente Comunitário de Saúde (ACS) diante de pessoas com risco de exposições e intoxicações por agrotóxicos, destacam-se as seguintes: comunicar situações de exposição e de risco; identificar a população exposta; identificar os produtos utilizados e sua finalidade; acolher situações com manifestações de saúde possivelmente relacionadas ao uso dos agrotóxicos; orientar quanto à prevenção de novos episódios; realizar visita ao local de trabalho se no território da Unidade; encaminhar vítimas de contaminação por agrotóxico para o serviço de saúde; orientar quanto à necessidade da utilização correta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

.

É importante destacar que os agrotóxicos podem causar diversos efeitos sobre a saúde humana, podendo ser fatais, e que, de maneira geral, seus efeitos podem se manifestar em intoxicação aguda ou crônica. Além das intoxicações agudas, a exposição ocupacional e/ou ambiental também pode causar uma série de problemas de saúde posteriores que, por sua vez, podem se manifestar de formas relacionadas à fertilidade, teratogenia (danos ao embrião ou feto durante a gravidez), câncer, efeitos deletérios sobre os sistemas nervoso, respiratório, cardiovascular, geniturinário, gastrointestinal, pele, olhos, além de alterações hematológicas e reações alérgicas a estas substâncias

.

1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Diretrizes nacionais para a vigilância em saúde de populações expostas a agrotóxicos. Brasília: Ministério da Saúde, 2016:26p. Disponível em:

 

2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas – Área Técnica de Saúde do Trabalhador. Protocolo de atenção à saúde dos trabalhadores expostos a agrotóxicos. 2006:27p. Disponível em:

ASSUNTO(S)

cuidados primários de saúde agente comunitário de saúde a86 efeito tóxico de uma substância não-medicinal agroquímicos

Documentos Relacionados