Protocolo fonoaudiológico de introdução e transição da alimentação por via oral para pacientes com risco para disfagia (PITA) / Oral feeding transition protocol (OFTP)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

A disfagia orofaríngea é um déficit frequentemente relacionado à consequências graves, como a desidratação, desnutrição, aspiração, pneumonia e morte. A avaliação fonoaudiológica a beira do leito é indicada para a detecção precoce deste distúrbio, no ambiente hospitalar. Geralmente inclui a coleta de informações acerca da dificuldade de deglutição; revisão da história médica; observação do estado clínico atual; avaliação da fala, voz e estruturas orofaciais e; observação do paciente durante os testes de deglutição com diferentes consistências de alimentos. Neste estudo, foi proposta a elaboração e validação de conteúdo do Protocolo Fonoaudiológico de Introdução e Transição da Alimentação por Via Oral para pacientes com risco para disfagia orofaríngea (PITA). Este protocolo visa auxiliar o fonoaudiólogo no gerenciamento clínico da disfagia, durante a fase de introdução e transição da alimentação por via oral na internação. O processo de elaboração e validação de conteúdo do PITA foi conduzido em três fases. A primeira fase baseou-se na fundamentação teórica e avaliação do protocolo-piloto. A segunda fase teve como objetivo a elaboração do PITA, sendo determinadas as definições constitutivas e operacionais de cada variável eleita. A terceira fase, a validação de aparência e conteúdo foi conduzida por meio da análise de treze juízes com expertise na área de estudo. Durante a terceira fase, os juízes foram convidados a avaliar o PITA, por meio de um questionário de validação de aparência e conteúdo. Para a análise das respostas dos juízes foram aceitos os índices de 0,78 para validação de conteúdo dos itens individualmente (IVC-I) e 0,90 para o índice de validação total do protocolo (IVC-T). Como resultado, o PITA foi constituído por vinte e um itens, com suas respectivas definições constitutivas e operacionais. Os resultados da terceira fase foram divididos em duas etapas. Na primeira, após a avaliação dos juízes, houve necessidade de modificar, incluir e excluir algumas variáveis. Na segunda, após repetição da avaliação dos juízes, os índices calculados apresentaram-se adequados, conforme a proposta do estudo, sendo definida a aparência e conteúdo do protocolo final. Assim, o PITA apresenta-se como um protocolo teórico, elaborado com base na literatura científica disponível. Por meio da avaliação de juízes experientes na área de estudo foi possível aperfeiçoar o instrumento e validá-lo em sua aparência e conteúdo. Outras pesquisas são essenciais para a aplicação experimental em larga escala, abrangendo diferentes fonoaudiólogos, pacientes, doenças de base e instituições. Apesar de ser um instrumento de baixo custo e fácil utilização, há ressalvas quanto à sua subjetividade e adverte-se a necessidade de treinamento prévio do examinador para a correta aplicação do instrumento.

ASSUNTO(S)

deglutition disorders speech language and hearing science avaliação/métodos deglutition fonoaudiologia transtornos de deglutição evaluation/methods deglutição

Documentos Relacionados