Protagonismo teatral e protagonismo educacional: quais deslocamentos fazem surgir um a(u)tor?

AUTOR(ES)
FONTE

Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso

DATA DE PUBLICAÇÃO

05/08/2019

RESUMO

RESUMO Este artigo visa promover um diálogo entre os sentidos de “protagonismo” nos campos teatral e educacional, a partir dos estudos de Bakhtin e o Círculo. Para tanto, analisa enunciados presentes em uma pesquisa documental, considerando as ocorrências da palavra “protagonismo” entre os sentidos emergentes, a fim de estabelecer possíveis pontos de contato com a categoria bakhtiniana de autoria. Para a investigação, partimos do texto da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (2017) e do Projeto Político-Pedagógico de uma universidade federal em diálogo com os sentidos de protagonismo no teatro, em perspectiva educacional. Ao resgatar as cadeias discursivas de cada esfera em particular, a análise permitiu compreender que essa apropriação pela BNCC-EM assume uma nova dimensão discursiva, descaracterizando seus enunciadores e interlocutores originais e não oferecendo subsídios para a construção do protagonismo/autoria. Além disso, evoca um sujeito estudante passivo, refém das determinações do documento que impacta as ações da escola.ABSTRACT This paper aims to promote a dialogue between the senses conveyed by the word “protagonism” in the theatrical and educational fields based on the studies of Bakhtin and the Circle. It analyzes utterances from a documentary study, considering the occurrences of emerging meanings of the word “protagonism” so as to establish possible points of contact with the Bakhtinian category of authorship. From an educational perspective, the investigation stems from the analysis of the Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC-EM) [High School National Common Curricular Base] (2017) and the Political-Pedagogical Project of a federal university in dialogue with the meanings of protagonism in the theater. By retrieving the discursive threads of each sphere, the analysis allowed the understanding that this appropriation of “protagonism” by BNCC-EM assigns a new discursive dimension to it, decharacterizing its original enunciators and interlocutors and denying subsidies for the development of protagonism/authorship. In addition, it takes learners as passive subjects, who are a hostage to the document’s impositions that impact school actions.

Documentos Relacionados