Proposta metodológica de avaliação do grau de satisfação de população de área urbana. Estudo de caso: bairro Antenor Garcia, município de São Carlos, SP.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Apesar das políticas públicas tratarem de fixar prioridades na avaliação do desenvolvimento e na realização do bem-estar humano, este trabalho considera a possibilidade em avaliar o grau de satisfação da população, com base nas prioridades e indicadores sugeridos pela própria população. A questão assume contornos extremos quando relacionada ao uso correto dos recursos públicos e do insucesso de programas municipais destinados principalmente aos moradores inseridos no espaço periférico urbano. A Avaliação do Grau de Satisfação da população se apresenta como uma estratégia para avaliar os impactos produzidos pelos investimentos públicos ou privados em projetos de desenvolvimento social. Neste estudo foi considerada a população de um bairro periférico recente (Loteamento Social Antenor Garcia), do município de São Carlos, SP, com aproximadamente cinco mil habitantes. Com base nas respostas para uma única pergunta aberta e sintética: O que te agrada e incomoda no bairro em que vive?, foi elaborado um questionário com setenta e seis questões agrupadas em seis variáveis: Habitação e Ambiente; Saúde; Educação e Lazer; Transportes; Segurança; Social. Quanto à forma da escala do questionário adotou-se a do tipo LIKERT, com referencial de OSGOOD, com respostas induzidas para Discordo Totalmente (DT); Discordo Parcialmente (DP); Sem Opinião (SO); Concordo Parcialmente (CP) ou Concordo Totalmente (CT). As medidas de consistência entre as correlações foram feitas com base no coeficiente Alfa de CRONBACH, que resultaram em: média a alta correlação (>0,66), para análises internas às variáveis; e média correlação (0,46), para análises inter-variáveis função dos aspectos correlacionados (ex. Segurança x Saúde). Os dados mostraram que a variável Transportes foi a que apresentou menor grau de satisfação provavelmente devido a distância do bairro em relação ao centro da cidade de São Carlos. Enquanto que a questão iluminação do bairro pertencente a variável Habitação e Ambiente foi considerada a com maior grau de satisfação provavelmente explicado pelo apelo à segurança que os moradores desse bairro manifestam. Espera-se que esse trabalho possa contribuir na aplicação dos recursos públicos, no tratamento do conflito entre os interesses da população e o planejamento urbano, de modo a entender e atender as reais necessidades dessas populações.

ASSUNTO(S)

urban planning ecologia human well-being urban community planejamento urbano social subjects ecologia humana ecologia qualidade de vida urbana participatory urban appraisal degree of satisfaction

Documentos Relacionados