Proposta de uma metodologia de análise dos fatores de complexidade visando a implantação de um sistema de produção enxuta

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

As técnicas de manufatura enxuta têm sido utilizadas por empresas do ramo metalmecânico com o intuito de se obter a redução dos custos e melhoria contínua nos processos de fabricação. Lançada inicialmente pelos japoneses da Toyota, o Sistema de Produção Enxuta busca a produtividade através da redução contínua dos desperdícios, a otimização dos recursos produtivos, melhoria contínua dos processos e o envolvimento das pessoas. O uso de Sistemas de Produção Enxuta em empresas ocidentais encontra alguns obstáculos na sua implementação que afetam sua manutenção, levando então ao uso de técnicas mecanicistas. Paralelo ao uso desta técnica de gestão, observa- se também o uso cada vez maior dos preceitos da Teoria da Complexidade para o entendimento de sistemas dinâmicos e sua relação com o meio no qual está inserido. A aplicação de um modelo de implantação de um Sistema de Produção Enxuta em uma empresa legitimamente brasileira encontra nas bases da Teoria da Complexidade um importante referencial para a análise do sistema e suas diversas variáveis. O trabalho em questão propõe uma metodologia para a análise dos fatores de complexidade visando à implantação de SPEs em empresas do ramo metal-mecânico, levando em consideração suas características organicistas. Nestas organizações, o papel do ser humano e suas inter-relações com o meio são fatores determinantes para a eficácia do programa. A aplicação de um modelo de verificação do grau de complexidade nas diversas etapas de um processo produtivo permitiu a avaliação do impacto das diversas ferramentas e técnicas utilizadas na implantação de Sistemas de Produção Enxuta, contribuindo para que a implantação seja realizada de forma mais eficaz. O modelo proposto permite avaliar a necessária abrangência das medidas adotadas. A avaliação de sistemas de produção por métricas da complexidade permitem uma melhor adequação à cultura ocidental de práticas administrativas de produção típicas de empresas orientais.

ASSUNTO(S)

controle de produção engenharia de producao caos determinístico administração da produção sistema toyota de produção complexidade (filosofia)

Documentos Relacionados