Proposta de um modelo microeconÃmico para simulaÃÃo computacional e auxÃlio Ãs decisÃes estratÃgicas de reinvestimentos em marketing e inovaÃÃo tecnolÃgica.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

CompetiÃÃo à sempre um fator crÃtico a ser considerado por todos os membros do mercado global. Este ambiente econÃmico turbulento tem forÃado as empresas a encontrar uma nova estratÃgia de negÃcios. As empresas precisam estar atentas aos competidores emergentes e aos jà existentes em todo o mundo para manter e preservar a sua vantagem competitiva. A competiÃÃo de hoje depende da produtividade e da maneira como as empresas competem. Este à um desafio aos gerentes de produÃÃo para enfrentarem esta condiÃÃo econÃmica difÃcil. A tarefa chave à determinar o lucro econÃmico mÃximo para um certo orÃamento ou investimento. Os sistemas de produÃÃo sÃo extremamente complexos para serem administrados em todos os seus detalhes, desta forma os gerentes podem se utilizar de modelos que os auxiliem. Um modelo fornece uma base conveniente e prÃtica para estudos de ambiente de produÃÃo. Este estudo apresenta um modelo dinÃmico para simular um processo de produÃÃo de uma empresa participante da estrutura de mercado do tipo competiÃÃo monopolÃstica. TrÃs abordagens sÃo destacadas: (1) diferenciaÃÃo, (2) reinvestimentos e (3) custo variÃvel em relaÃÃo ao nÃvel de produÃÃo. A diferenciaÃÃo à a principal caracterÃstica deste tipo de estrutura de mercado representado por dois fatores: o marketing e a inovaÃÃo tecnolÃgica. Ambos sÃo introduzidos no sistema na forma de reinvestimentos, calculados por Ãndices sobre o lucro do perÃodo anterior. O objetivo do modelo à simular os fenÃmenos causados pelos fatores de diferenciaÃÃo, onde pode-se avaliar o impacto da decisÃo do empreendedor de acordo com o lucro do sistema utilizando um eficiente par de Ãndices de reinvestimentos. Esta apresentaÃÃo propÃe um modelo teÃrico para mostrar o quÃo benÃfico pode ser uma simulaÃÃo computacional na orientaÃÃo de uma tomada de decisÃo Ãtima dentro das organizaÃÃes e tambÃm em estudos econÃmicos.

ASSUNTO(S)

avaliaÃÃo de riscos inovaÃÃes tecnolÃgicas simulaÃÃo computadorizada microeconomia competiÃÃo estudos de mercado modelos econÃmicos

Documentos Relacionados