Programação matemática para gestão financeira do fluxo de caixa. / Mathematical programming to financial management of cash flow.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

18/03/2009

RESUMO

A utilização de modelos envolvendo programação matemática e de administração de disponível na gestão e análise financeira do fluxo de caixa vem ocupando o tempo de pesquisadores nas áreas de pesquisa operacional e administração financeira, estando à literatura repleta de trabalhos que versem sobre um ou outro assunto. Entretanto, muito pouco ou quase nada se encontra na literatura de metodologias que integrem essas duas linhas de pesquisas. O desenvolvimento de um ambiente computacional que integre essas duas metodologias é o objetivo principal desse trabalho, e para isso é utilizado um problema de fluxo em redes para modelar o comportamento do fluxo de caixa e o modelo de administração de caixa de Miller - Orr para determinar o saldo ótimo que deve ser mantido em caixa diariamente a fim de evitar que a empresa torne-se ilíquida ou tenha excesso de liquidez acarretamento em altos custos para a mesma, buscando assim otimizar o resultado no fim do horizonte de tempo estudado. O modelo de programação matemática do fluxo de caixa otimizado proposto é extremamente complexo, chegando a dezenas de milhares de variáveis e restrições. Esse modelo é interfaceado com o software LINGO, que gera a solução do problema em questão, colocando a disposição do gestor um relatório completo e sucinto com todas as operações financeiras pertinentes ao fluxo de caixa. Esse ambiente computacional é de fácil compreensão e interativo com o usuário através de telas auto-explicativas, nas quais serão disponibilizado os dados (receitas, despesas, saldo mínimo, saldo ótimo, custo de transação, custo de oportunidade, etc.) e como resultado temos todas as operações de aplicação e captação do fluxo de caixa otimizado, sendo essa sem dúvida a maior contribuição desse trabalho. Paralelo a isso vem crescendo dento do estado o desejo de desenvolver ferramentas em TIC que busquem otimizar seus processos com o objetivo de atender cada vez mais as demandas da sociedade cearense. O desenvolvimento desse trabalho de pesquisa coincidiu com esse desejo do estado e foi assinado um acordo de cooperação entre a Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará e o Núcleo de Projeto de Tecnologia da Informação da Universidade Estadual do Ceará com o objetivo de desenvolver e implementar uma ambiente para gestão e análise financeira do fluxo de caixa do estado. Mais do que uma ferramenta poderosa de decisão, esse trabalho veio fortalecer a posição da Universidade Estadual do Ceará, que é a de gerar conhecimento e pesquisa que agregue valor ao estado e beneficie a sociedade como um todo.

ASSUNTO(S)

programação matemática fluxo de caixa ambiente computacional ciencia da computacao mathematical programming cash flow computacional environment

Documentos Relacionados