Processos biocatalÃticos utilizando a casca da laranja da terra (Citrus aurantium L.) / Biocatalytic processes using the orange peel of the earth (Citrus aurantium L.)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

24/01/2012

RESUMO

O Brasil à o maior produtor mundial de laranja e de suco de laranja, sendo este setor de grande importÃncia para economia brasileira, responsÃvel por gerar mais de 400 mil empregos e movimentar cifras de bilhÃes de reais por ano. Mas, este setor tambÃm à responsÃvel pela produÃÃo de grande quantidade de rejeitos industriais, que equivalem a 50% do peso da fruta, sendo estes resÃduos utilizados na maioria das vezes como raÃÃo animal. Portanto o uso eficiente destes rejeitos se faz necessÃrio em um mundo em que as reservas naturais vÃm se esgotando. Neste sentido a biocatÃlise mostra-se como uma ferramenta promissora no uso destes resÃduos, que possuem enzimas em sua constituiÃÃo, para obtenÃÃo de produtos de alto valor agregado, as substÃncias enantiopuras. A aplicaÃÃo de diferentes metodologias, prÃticas e de baixo custo, possibilitou a sÃntese de alcoÃis quirais com alto excesso enantiomÃrico (ee) e boas taxas de conversÃo. ReaÃÃes de hidrÃlise e reduÃÃo foram processadas em meio aquoso e, as reaÃÃes de esterificaÃÃo foram realizadas em solvente orgÃnico, utilizando as casca da laranja como fonte de biocatalisadores. O uso das cascas da laranja como fonte de biocatalisador apresentou resultados bastante promissores, demonstrando capacidade catalÃtica em vÃrias reaÃÃes (reduÃÃo/oxidaÃÃo, hidrÃlise/esterificaÃÃo) atravÃs de metodologias simples e de baixo custo. ConversÃes de 46,90-96,70% foram alcanÃadas nas reaÃÃes de biorreduÃÃo acompanhado de ee variando de 21,15-99,00%. Nas reaÃÃes de hidrÃlise verificaram-se taxas de conversÃes de 19,20-80,82% e ee variando de 9,60-45,52%. Jà nas reaÃÃes de esterificaÃÃo, ee acima de 99% foram observados e conversÃes maiores que 80% foram alcanÃadas. Portanto, este estudo abre precedentes para uma ampla faixa de aplicaÃÃo desta fonte de biocatalisador (cascas da laranja), que atualmente à considerado como um rejeito industrial, contribuindo sobremaneira para agregar valor a todo um setor produtivo e industrial no qual o Brasil à lÃder, a indÃstria de suco de laranja.

ASSUNTO(S)

biocatÃlise ezimas laranja biorreduÃÃo bioesterificaÃÃo biocatalysis rejects industrial enantiomeric excess purity optics chiral alcohols quimica organica bioreduction resÃduos industriais resÃduos orgÃnicos biocatÃlise

Documentos Relacionados