PROCESSAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE MISTURAS DE PEBD VIRGEM E RECICLADO COM BORRACHA DE PNEU DESVULCANIZADA POR MICROONDAS IN SITU.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

11/09/2009

RESUMO

Encontrar novos meios e técnicas de reciclagem têm sido um dos grandes caminhos buscados por pesquisadores para resolver o problema do lixo. Para este estudo foram escolhidos dois dos polímeros com grandes volumes de material pós-consumo: PEBD e borracha de pneu. Várias pesquisas têm sido feitas no sentido de incorporar borracha de pneu em polímeros seguindo diversos caminhos e dentre eles está a desvulcanização da borracha por microondas. O objetivo deste trabalho foi processar e caracterizar misturas de PEBD virgem e/ou recicladas incorporadas com pó de borracha de pneu. Foram feitas formulações com teores de 0, 5, 10, 20 e 40% em peso de borracha no PEBD virgem e reciclado, e 0 e 10% em blendas de PEBD/ PEBD reciclado (50/50). As formulações foram processadas em extrusora de rosca simples, injetadas e tratadas com microondas in situ. Foram feitos ensaios de distribuição granulométrica da borracha, tração, flexão, microscopia, DSC e FTIR. Observou-se: que a borracha de pneu pode servir como aditivo para fins de coloração; propriedades mecânicas similares com até 10% de borracha para quase todas as formulações; que a quantidade de borracha incorporada e o tipo de matriz influenciam as propriedades mecânicas e térmicas. O tratamento in situ com microondas apresentou influência nas propriedades mecânicas e térmicas nas formulações ensaiadas apresentando propriedades diferenciadas, como aumento da tensão máxima em algumas formulações, demonstrando que o estudo do tratamento é interessante tecnologicamente.

ASSUNTO(S)

pneu pebd desvulcanização in situ microondas reciclagem tires rubber ldpe devulcanization microwave recycling in situ engenharia de materiais e metalurgica

Documentos Relacionados