Pro Zeca de Victor Assis Brasil: aspectos do hibridismo na música instrumental brasileira
AUTOR(ES)
Leonardo Barreto Linhares
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
Estudo sobre o reconhecimento de elementos musicais característicos do bebop e do baião na obra Pro Zeca de Victor Assis Brasil (1945-1981) e sua interpretação, incluída no disco Victor Assis Brasil (1974). A transcrição do tema e improvisação nesta gravação (instrumentação, elementos melódicos, harmônicos, rítmicos e de condução de baixo) serviu de base para uma análise descritiva e comparativa, fundamentada por referenciais históricos e teóricos das práticas de performance do jazz (GRIDLEY, 2006; LAWN, 1995; HOBSBAWM, 1990, BAKER, 1987), e da música brasileira (GIFFONI, 1997; SIQUEIRA, 1981; SÉVE, 1999). Os elementos encontrados, tanto na composição quanto na interpretação de Victor Assis Brasil, apontam para o hibridismo entre o bebop e o baião, onde suas características se por vezes permanecem reconhecíveis, por vezes apresentam uma síntese. Inclui como anexos a edição de cinco leadsheets de Pro Zeca: o manuscrito do compositor, um manuscrito anônimo e as transcrições da introdução, do tema e do solo improvisado gravados pelo compositor.
ASSUNTO(S)
bop (música) musica instrumental.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XPP4VDocumentos Relacionados
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