PRÁTICA SINDICAL DOCENTE E SEUS NEXOS COM A FORMAÇÃO POLÍTICA DOS PROFESSORES. / PRÁCTICA DOCENTE Y SU ASOCIACIÓN CON PROFESORES DE FORMACIÓN POLÍTICA.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

21/06/2012

RESUMO

O presente relatório está vinculado ao Grupo de Estudos Pesquisa em Educação Física Esporte e Lazer da Universidade Federal de Sergipe. O trabalho está inserido no eixo da formação de professores, tendo como objetivo analisar os nexos e relações entre a prática sindical docente e a formação política dos professores. Foi definido como campo empírico o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe- SINTESE, considerando suas ações de resistência ao projeto neoliberal na educação, possibilitando aos sujeitos participantes uma formação política por meio da práxis que integra a atividade educativa. Com a finalidade de obter os dados para investigação foram realizas entrevistas com três grupos de professores que participam das ações sindicais e assumem funções diferentes, sendo 02 diretores; 02 representantes de base; 02 coordenadores de Subsede do SINTESE e 05 professores que participam dos cursos, seminários, greves entre outras ações. Além disso, foram levantados dados nos bancos de teses e material informativo na internet e impresso. A partir das análises identifica-se que a formação política desses professores assume níveis diferenciados, mas mantém uma regularidade no desenvolvimento da consciência política, sendo expressa também a concepção da luta de classe, bem como as contradições da sociedade capitalista. Segundo dados das entrevistas eles buscam participar do Sindicato porque almejam a construção de uma sociedade diferente, uma escola com condições adequadas de trabalho e debater sobre a educação enquanto escola pública. Reconhecem o espaço formativo da luta sindical, a qual possibilita ampliar a consciência sobre a realidade e isso implica também na organização da prática pedagógica, pois através dessas experiências reelaboram os conhecimentos já construídos, apresentando para os discentes os conteúdos e o contexto crítico das contradições da realidade da sociedade de classe. É importante enfatizar que esse processo formativo atinge o nível inicial da formação da consciência para si e nem sempre todos os sujeitos na maioria, atinge a consciência revolucionaria pela via prática sindical.

ASSUNTO(S)

prática sindical militante cultural formação política do professor educacao práctica de la asociación la escuela pública activista cultural la política de formación del profesorado escola pública

Documentos Relacionados