PRÁTICA DE ENSINO EM PRÉ-VESTIBULARES POPULARES: um estudo de caso do pré- universitário SEEd. / EDUCATIONAL PRACTICE IN PRE-COLLEGE POPULAR: a case study of pre-university SEED.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

Este trabalho se trata de um estudo de caso sobre a prática de ensino no pré-vestibular mantido pela Secretaria Estadual de Educação de Sergipe (Pré-Uni). O estudo tem como objetivo analisar as práticas de ensino desenvolvidas por professores do pré-vestibular popular oferecido pela Secretária Estadual de Educação de Sergipe. Como questão central destaca-se: como está organizado trabalho pedagógico no pré-universitário SEED? São objetivos específicos: analisar as relações existentes entre a escolha de metodologia de ensino, de conteúdo e o fato de tratar-se de um pré-universitário popular; identificar possíveis especificidades metodológicas existentes na prática de ensino em pré-vestibular popular; descrever e refletir sobre a proposta pedagógica do Pré- universitário SEED; refletir sobre as políticas de acesso ao ensino superior no Brasil. Os aportes teóricos reúnem conceitos sobre ensino superior; ações afirmativas; práticas de ensino, saberes docentes e pedagógicos e conceitos relacionados à metodologia da pesquisa. Os sujeitos dessa pesquisa foram 10 professores que atuam no Pré-Uni e a coordenação pedagógica, com o intuito de garantir o anonimato dos participantes da pesquisa os professores foram identificados pelas letras de A a J e, para a coordenadora pedagógica, utilizamos um nome fictício (Aurora). A pesquisa tem um enfoque fenomenológico e os dados foram coletados através de questionário, entrevistas e formulário. A dissertação reúne cinco capítulos: o primeiro abrange a expansão do ensino superior no Brasil; o segundo versa sobre as diversas facetas dos vestibulares e o aparecimento dos pré-vestibulares; o terceiro apresenta conceitos sobre educação, ensino e metodologias com os quais podemos dialogar; o quarto apresenta os aportes metodológicos e caracterização do objeto da pesquisa; o quinto expõe os resultados da pesquisa. Os resultados encontrados nesta pesquisa mostram que a prática de ensino em pré-vestibular tem características específicas e a organização dos conteúdos sofre influências da universidade para a qual se pretende prestar vestibular, sendo que o tempo destinado a exposição do conteúdo é pouco, limitando a ação docente. Através da análise do contexto histórico, observou-se o fortalecimento dessa prática de ensino, sendo a má qualidade do ensino médio, o número reduzido de vagas para o ensino superior e o aprimoramento dos vestibulares são os principais motivadores da proliferação e fortalecimento dos pré-vestibulares.

ASSUNTO(S)

prática de ensino pré-uni ações afirmativas pré-vestibular popular ensino superior educacao teaching practice pre-uni affirmative actions popular pre-vestibular courses higher education

Documentos Relacionados