"Porque se nóis não agir o pudê não sabe se nóis isiste nu mundo": O MEB e o Dia do Senhor em Sobral (1960 - 1980). / "Porque se nóis não agir o pudê não sabe se nóis isiste nu mundo": O MEB e o Dia do Senhor em Sobral (1960 - 1980).

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Resumo Esta dissertação estuda o Movimento de Educação de Base - MEB e o Movimento do Dia do Senhor, na Diocese de Sobral Ceará, no período de 1960 a 1980, no contexto do Concílio Vaticano II. O estudo aborda as experiências de alfabetização e evangelização de camponeses, observando o discurso de libertação e a pedagogia de Educação Popular. Aborda os Movimentos no quadro de outras experiências de trabalhadores rurais, bem como seus projetos político-pedagógicos. Ressalta-se o impacto da programação radiofônica do MEB e o material educativo produzido no âmbito dos cursos de formação e as cartas comunitárias como elementos de conquista da palavra. Como parte do projeto do Dia do Senhor, com ênfase na conquista da autonomia dos camponeses, o estudo destaca os depoimentos e a escrita dos trabalhadores, onde a conscientização e libertação dos pobres constituem a idéia-força, problematizando a fala e a escrita do povo como elementos de autonomia, reivindicação existencial e luta coletiva.

ASSUNTO(S)

igreja católica ceará igreja e problemas sociais sobral(ce) 1960-1980 farmers camponeses obras da igreja junto aos trabalhadores rurais sobral(ce) 1960-1980 movimentos sociais sobral(ce) 1960-1980 catholic church historia popular movements ceara movimentos populares igreja e educação sobral(ce) 1960-1980

Documentos Relacionados