Política municipal de habitação social e suas implicações ambientais: um olhar para o uso e ocupação do solo do loteamento Jardim Real no bairro Cidade Salvador no município de Jacareí, São Paulo. / Social habitation municipal politics and its environmental implications: one view of the soil usage and occupation upon the Jardim Real lot at a Cidade Salvador neighborhood in Jacareí town, São Paulo.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

09/03/2007

RESUMO

O processo de crescimento desordenado pelo qual passa a maioria das cidades brasileiras vem determinando perdas constantes nos elementos estruturais de seu funcionamento, notadamente naqueles mais relacionados com a qualidade de vida dos seus habitantes e usuários, sobretudo, dos segmentos mais carentes. O sistema capitalista produz espaços diferenciados, resultantes de múltiplos interesses econômicos. Assim, pedaços do território são escolhidos em detrimentos de outros, e essas escolhas estão atreladas ao potencial de mercado em termos de investimentos, concentrações de serviços, infra-estrutura, equipamentos urbanos e loteamentos de alto padrão em áreas centrais e proximidades, cenário gerador da segmentação socioespacial. Com a finalidade de minimizar os problemas causados pelo capitalismo, o poder público propõe algumas melhorias, como loteamentos populares, criação de conjuntos habitacionais, instalados em pontos periféricos da cidade, apresentando insuficiência de meios de consumo coletivo, forçando os moradores a se deslocarem diariamente, para ter acesso aos bens e serviços que supram suas necessidades. O espaço urbano fragmentado permite perceber o tecido urbano desconexo através do distanciamento, e da separação, estruturas essas que nos leva a compreender o processo de segregação socioespacial. Pois, a cidade passa a ser planejada, para os automóveis, os edifícios, o comércio, a indústria, a poluição visual, os congestionamentos, o aumento a produção e residuos sólidos em detrimento da população que fica a mercê das políticas públicas. É de essencial importância para que se possam compreender melhor as inter-relações entre o homem e o ambiente, suas expectativas, satisfações e insatisfações, julgamentos e condutas. Sob essa ótica, pretende-se realizar a pesquisa com a intenção de contribuir com o poder público local, a fim de conceber e implantar projetos que possam promover a sustentabilidade local, numa substancial melhoria do padrão e qualidade de vida dos moradores do Jardim Real, loteamento urbano no município de Jacareí, Sãoo Paulo.

ASSUNTO(S)

aspectos sociais do planejamento urbano e regional política habitacional urbanização segregação espacial urban politics urbanization spacial segregation life quality

Documentos Relacionados