Pesquisa Clínica e Etiológica da Anemia em Cães (Canis familiaris). 2009 / Clinical and Etiologycal resarch of Anemia in Dogs (Canis familiaris). 2009.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Instituto de Veterinária, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2009. Em cães diversas enfermidades que cursam com anemia a exemplo da erliquiose são exaustivamente estudadas. Contudo, não existem no Brasil estudos para estimar a incidência de anemia em diferentes espécies e, tão pouco, estudos que avaliem a dimensão e as causas relacionadas ao problema. Assim, desenvolveu-se o presente estudo visando diagnosticar e avaliar os índices de anemia em cães machos e fêmeas, de diferentes raças, idades e condições diversas de manejo nutricional e sanitário, mas sem sinais clínicos de anemia, bem como avaliar o perfil metabólico desses animais. Foram avaliados 148 cães, sendo que anemia foi identificada em 40% dos animais, a maioria do tipo normocítica normocrômica (ANN). Conclui-se pelos dados analisados que anemia tem ocorrência significativa, mesmo em cães assintomáticos. A deficiência nutricional, especialmente de cobre e ferro, as parasitoses e insuficiência hepática não estiveram relacionadas à ocorrência de anemia entre os animais estudados. Neste estudo destacam-se as infecções crônicas por Ehrlichia canis e/ou Anaplasma platys e a doença periodontal (DP), como enfermidades infecciosas /inflamatórias crônicas causadoras prováveis da ANN entre os animais estudados. O tratamento da DP e a avaliação de indicadores inflamatórios seriam úteis para elucidação das causas da anemia no rebanho estudado.

ASSUNTO(S)

anemia doença crônica cães hemograma perfil metabólico minerais. medicina veterinaria anemia chronic disease dogs blood count metabolic profile mineral.

Documentos Relacionados