Perfil clínico-epidemiológico da dengue em menores de 15 anos de idade, no município de Goiânia Goiás. / Clinical and epidemiological profile of dengue fever in children under 15 years old, in Goiânia Goiás

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

29/02/2008

RESUMO

No Brasil, a dengue esta presente em quase todos os estados e territórios, com circulação de três sorotipos diferentes (DEN 1, DEN 2 e DEN 3), resultando em cerca de 500 mil casos notificados, em 2007 (PAHO 2008; MS/SVS 2008a). A presente dissertação de mestrado é composta por uma revisão da literatura, com ênfase na epidemiologia da dengue no Brasil e por dois artigos que se propõem analisar as características clínicas e epidemiológicas desse agravo, com enfoque em menores de 15 anos de idade, em Goiânia. O primeiro artigo traz uma análise do perfil de 59. 157 casos notificados de dengue (SINAN), em Goiânia, de 2001 a 2006. Apresenta, também, uma avaliação da confiabilidade da classificação clínica de dengue, conforme registrada no SINAN, em comparação com uma classificação revisada, propostas pelos autores. Houve aumento de dengue com complicação ou dengue hemorrágica, em todas as faixas etárias (p<0,05), Crianças apresentaram mais manifestações hemorrágicas, entretanto, não houve diferença na proporção de formas graves entre adultos e crianças. Foi evidenciada uma baixa capacidade do sistema de vigilância para classificar casos potencialmente graves, em menores de 15 anos de idade (Kappa = 0,22; IC95% 0,20-0,24). O segundo artigo analisa 162 menores de 15 anos, com quadro febril agudo, sugestivo de dengue, atendidas entre 2005 a 2006. Foram colhidas amostras de sangue para detecção de IgM anti-dengue (MAC-ELISA); teste de biologia molecular (RT-PCR) e isolamento viral. Metade dos casos foram confirmados laboratorialmente, sendo 84 por sorologia e cinco por RT-PCR e/ou isolamento viral, com identificação de DEN 3 em todos eles. Mialgia,artralgia, exantema, plaquetopenia e leucopenia foram mais freqüentes entre os casos confirmados (p<0,05). VPP e VPN para casos suspeitos de dengue, pelos critérios clínicos, foram, respectivamente, de 54,8% e 40,0%. Critérios clínicos preconizados para o diagnóstico de dengue mostraram-se pouco específicos para esta faixa etária, mesmo em região de alta endemicidade.

ASSUNTO(S)

dengue dengue epidemologia febre hemorrágica da dengue. epidemiologia 1. dengue-crianças-goiânia(go) 2. dengue-epidemilogia 3. febre hemorrágica da dengue (fhd) dengue criança goiânia child goiânia dengue epidemiology dengue hemorrhagic fever.

Documentos Relacionados