Perdas de produção pela broca-do-colmo (Diatraea saccharalis Fabr. 1794) (Lepidoptera: Pyralidae) em genótipos de arroz de terras altas.

AUTOR(ES)
FONTE

Pesquisa Agropecuária Tropical

DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

Estudou-se o efeito da infestação natural de Diatraea saccharalis na produção de espiguetas de 24 genótipos de arroz de terras altas, em um experimento de campo. O efeito de colmos infestados pelas lagartas D. saccharalis na massa de espiguetas de amostras e da área útil das parcelas foi estimado por um índice de perda e por análise de regressão. O índice utilizado quantifica a perda da massa de espiguetas por colmo brocado em relação à massa de espiguetas de colmo não brocado. As estimativas obtidas pelos dois métodos foram discrepantes. Menos de 10% dos genótipos manifestaram relação linear ou quadrática entre a infestação e o dano da broca-do-colmo. Perdas calculadas por esse índice mostraram-se mais adequadas às condições do experimento. A infestação de D. saccharalis aparentemente não afetou a massa de espiguetas em cinco dos genótipos, causou pequenas reduções em dois genótipos e, na maioria deles (17 genótipos), causou reduções de importância econômica. O genótipo CNAs9023 teve a menor infestação e a maior massa de espiguetas, demonstrado maior resistência em comparação à linhagem CNAs9028, que foii o genótipo mais infestado e com menor produção.

ASSUNTO(S)

arroz phaseolus vulgaris arroz de terras altas broca do colmo amostragem avaliação de genótipos upland rice stem borer sampling genotype evaluation

Documentos Relacionados