Percepção de mães sobre sedação em odontopediatria como uma alternativa à anestesia geral

AUTOR(ES)
FONTE

RGO, Rev. Gaúch. Odontol.

DATA DE PUBLICAÇÃO

2015-06

RESUMO

OBJETIVO:

Sedação moderada tem limites no gerenciamento do comportamento infantil. A literatura existente carece de estudos sobre as percepções dos pais a cerca do tema. Este estudo objetivou compreender a percepção das mães sobre sedação após o tratamento dentário de suas crianças sob sedação.

MÉTODOS:

Doze mães e uma madrinha de crianças de 1.3-8.4 anos, com comportamento definitivamente negativo na cadeira odontológica, que tiveram tratamento odontológico sob sedação oral, foram entrevistadas em profundidade segundo um roteiro semi-estruturado. As respostas foram analisadas usando o método de análise de conteúdo temático e abordagem dedutiva. Foram abordados dois temas gerais: "lado bom" e "lado ruim" da sedação odontopediátrica.

RESULTADOS:

Análise das entrevistas transcritas indicou que as participantes percebem a sedação odontopediátrica de acordo com duas categorias: "o lado bom" e a "o lado ruim". O lado bom incluiu vantagens do procedimento (por exemplo, segurança, gerenciamento eficaz do comportamento), suporte e conclusão do tratamento odontológico inicialmente planejado. O lado ruim foi relacionado às limitações da sedação moderada (quando a criança continuou lutando) e sua própria ansiedade durante o procedimento.

CONCLUSÃO:

Apesar de seu próprio estresse, as mães estavam satisfeitas com este método farmacológico de gestão de comportamento.

ASSUNTO(S)

sedação consciente pais odontopediatria percepção pesquisa qualitativa

Documentos Relacionados