Percepção da imagem corporal, resiliência e estratégias de coping em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica / Perception of corporeal image, resilience and coping strategies in patients who underwent bariatric surgery.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

06/05/2011

RESUMO

O procedimento cirúrgico para obesidade mórbida, denominado cirurgia bariátrica, consiste no tratamento mais eficaz e duradouro para esta condição clínica. A cirurgia promove redução drástica do peso e diminuição das comorbidades, porém, o impacto que essas mudanças bruscas de peso causam na saúde psicológica do indivíduo deve ser considerado. Este trabalho objetivou realizar uma análise descritiva dos aspectos relacionados à imagem corporal, processo de resiliência e coping em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica. Foram participantes estudo 100 pacientes adultos, sendo 85% do sexo feminino, com idade entre 22 e 65 anos (M=40,58 ± 10,3). Os instrumentos para coleta de dados consistiram em: questionário de dados sociodemográficos e de condições clínicas; Critério de Classificação Econômica Brasil; Self Repporting Questionnaire (SQR-20); Escala de Figuras de Silhuetas para adultos (EFS); Escala de Resiliência (ER); questionário complementar sobre resiliência; Inventário de Estratégias de Coping de Lazarus e Folkman (IECLF). Verificou-se que os dados antropométricos indicaram uma redução de peso estatisticamente significante (p<0,001); os índices médios de distorção e insatisfação com a imagem corporal foram -0,8 ± 6,48 Kg/m2 e - 7,54 ± 6,95 Kg/m2, respectivamente; o escore médio obtido na ER foi de 139,22 pontos (± 14,7); os domínios do IECLF utilizados em maior freqüência foram resolução de problemas, reavaliação positiva e suporte social, enquanto que as estratégias menos utilizadas estiveram nos domínios correspondentes ao afastamento e confronto. As orientações listadas como importantes pela amostra foram além das informações direcionadas às restrições alimentares impostas pela cirurgia, posto que, os indivíduos pesquisados também evocaram a necessidade de orientações psicológicas para melhor adaptação ao procedimento cirúrgico. Conclui-se que a amostra estudada apresentou insatisfação com a imagem corporal com o desejo de diminuir a silhueta; houve presença de distorção com tendência à subestimação da imagem corporal; a amostra apresentou adaptação psicossocial positiva frente aos eventos importantes da vida e foram utilizadas em maior quantidade estratégias adequadas para a resolução de problemas relacionados ao pós-operatório de cirurgia bariátrica. A combinação de instrumentos quantitativos e qualitativos desse estudo possibilitou uma visão ampla sobre os dados objetivos e subjetivos trazidos pelos participantes. Considera-se que a identificação de alterações referentes à imagem corporal, processo de resiliência e estratégias de coping pode contribuir com as intervenções dos profissionais da saúde, à medida que possibilita o rastreamento de comportamentos de risco e facilita a criação de ações preventivas às complicações de ordem psicossocial que podem comprometer de forma negativa o sucesso terapêutico esperado pela cirurgia bariátrica.

ASSUNTO(S)

bariatric surgery cirurgia bariátrica coping coping corporeal image health psychology imagem corporal psicologia da saúde resilience resiliência

Documentos Relacionados