Pedagogia da terra e a formação de professores para a educação do campo na UFS e UFRN / Field pedagogy and teachers formation to education on field on UFS and UFRN.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

As demandas por educação, apresentadas pelos movimentos sociais do campo, trouxeram a educação das áreas rurais ao debate, a partir do qual foi gestado o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. Esse programa tem, nos últimos dez anos, possibilitado o acesso à educação de nível superior para uma parcela da população que nunca teve a oportunidade de frequentar a universidade. Neste estudo, vinculado ao Grupo de Pesquisa Educação e Movimentos Sociais da linha de Pesquisa História, Sociedade e Pensamento Educacional, do Núcleo de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe, analisamos a organização curricular dos cursos de nível superior para Formação de Professores do Campo, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e na Universidade Federal de Sergipe. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, do tipo documental a partir de fontes históricas, para a qual optamos por uma abordagem dialética materialista histórica. Este trabalho traça a caminhada histórica da formação de professores no Brasil e, posterior, formação de professores para a educação do campo com suas características e especificidades dentro do processo de reconstrução da identidade do campo como um espaço diferenciado, porém não inferiorizado em relação às áreas urbanas. Outrossim, este estudo procura identificar, nos projetos dos cursos, os fundamentos teóricos que lhes dão sustentação para a formação desses professores a partir dos princípios da proposta curricular e nas categorias centrais de análise, a saber: emancipação e práxis. Para tanto, reportamo-nos aos trabalhos de Adorno (1995); Freire (1982, 2002); Triviños (2006); Freitas (1995); Mészáros (2005); Santos (2005); Arroyo(2005); Caldart (2002, 2004, 2008); Jesus (2005, 2006, 2008). Pelo estudo, verificamos que as propostas apresentam uma concepção bastante avançada de educação, porém são observados limites da mesma em sua institucionalização, pois tais propostas necessitam de uma abertura institucional ainda não concretizada.

ASSUNTO(S)

movimentos sociais educacao pedagogy formação de professores educação do campo social movements pedagogia teachers formation field education.

Documentos Relacionados