Parque industrial de Patrícia Galvão: engajamento político e projeto estético
AUTOR(ES)
Juliana Borges Rodrigues
DATA DE PUBLICAÇÃO
2010
RESUMO
O objetivo desse trabalho é a análise do Romance Parque Industrial, de Patrícia Galvão, e de algumas questões vinculadas ao Modernismo brasileiro, principalmente a Semana de 22 e o período da década de 30. Tais questões dizem respeito ao embate entre o conteúdo e a forma, o engajamento político e a pesquisa estética. O desdobramento dessa problematização levounos até a definição do romance proletário e a tematização do outro: a mulher e o proletário. A representação do outro no romance tornou possível especular sobre o papel assumido pela própria autora no Modernismo brasileiro e como ela trabalha a relação do intelectual com o outro em sua obra. A análise empreendida tornou possível problematizar a denominação romance proletário, atribuindo-lhe, com base na revisão crítica empreendida por Luis Bueno, em seu livro Uma História do Romance de 30, um caráter propagandístico da causa proletária. No entanto, apostamos que Pagu não abandona completamente as diretrizes da pesquisa estética tão propalada pelos modernistas de 22 e por isso arriscamo-nos a apontar alguns elementos de construção de uma linguagem diferenciada em sua narrativa.
ASSUNTO(S)
romance proletário proletário modernismo brasileiro brazilian modernism mulher woman engajamento intelectual galvão, patricia, 1910-1962 - crítica e interpretação political engagement intellectual teoria literaria bibliodata portugues ficção brasileira - séc. xx - história e crítica proletary proletary novel
ACESSO AO ARTIGO
http://www.bdtd.ufu.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3086Documentos Relacionados
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