Parangolés eletrônicos: expressões audiovisuais de uma estética do silício

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Este estudo cartografa uma qualidade de mistura composta por fissura-fusão entre imagens visuais e sonoras, entre modos de expressão, entre processos de produção audiovisual, entre corpos e acontecimentos, que marcam os parangolés eletrônicos com traços de uma ordem técnica e midiática de produção, os quais desembocam em sua diferença estética de composição. Os parangolés eletrônicos distinguem-se dos demais modos de expressão audiovisual (cinema, televisão e vídeo) pelo modo como articulam som, luz e movimento, marcados pela fissura-fusão, caracterizada no processo de mixagem e no modo de composição bricoleur, entre outros traços. Nesse percurso, os parangolés eletrônicos traçam algumas linhas das metamorfoses tecnológicas e midiáticas que os criam e os tornam midiática e expressivamente mutantes, passando de uma forma festival para um arquivo digital (vídeo Showskills) obtido pela Internet e ganham consistência nesta dissertação. Os parangolés eletrônicos visam apresentar um processo de criação de um conceito que percorre a fissura-fusão da música eletrônica com a videomontagem, na produção de um audiovisual, marcando a singularidade desta composição e de suas transformações midiáticas. Esta cartografia se faz mutante, não preditiva, povoada por acidentes, cortes, conexões, acontecimentos, inúmeros agenciamentos cartografados nesta dissertação. Nesse trajeto, um mergulho em diferentes fluxos-partículas, o fim é somente uma borda do recorte iniciado, anunciando a possibilidade de novos movimentos

ASSUNTO(S)

media process video mixing fissura-fusão comunicacao agenciamento música eletrônica fissure-fusion videomontagem electronic music processo midiático imagem arrangements image

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