Pacientes diabéticos com queixa de parestesia em extremidades, qual medicação mais indicada: amitriptilina ou vitamina B1?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Bahia

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

É mais indicado o uso de antidepressivos tricíclicos (amitriptilina ou nortriptilina) ou anticonvulsivantes (carbamazepina ou ácido valproico)

.

Em relação ao uso da vitamina B1(tiamina), apesar de haver relato de melhoras dos sintomas de dor com o uso de doses altas (600 mg ao dia), como os estudos são de curta duração (4 semanas), a eficácia da B1 permanece inconclusiva

.

”As evidências mais consistentes são para os antidepressivos tricíclicos, com NNT de 4 para alívio moderado da dor. Devem ser iniciados em doses baixas (25 mg), com aumento gradual até resposta terapêutica ou efeitos adversos limitantes. A resposta costuma aparecer após 1 a 2 semanas do início do medicamento, mas ela aumenta até seis semanas após se atingir a dose-alvo ”’Há evidências limitadas, porém, boa experiência de uso, com carbamazepina e ácido valproico. A carbamazepina tem como desvantagem o elevado potencial para interações medicamentosas, enquanto a desvantagem do ácido valproico é a elevada teratogenicidade”

.

É importante sempre orientar os pacientes sobre os efeitos adversos dos antidepressivos tricíclicos, sendo os mais comuns: sedação, ganho de peso e boca seca. Eles devem ser evitados em pacientes com distúrbios da condução atrioventricular e usados com cuidado em pacientes com neuropatia autonômica

.

1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual do pé diabético : estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica. Brasília : Ministério da Saúde, 2016:62p. Disponível em:

 

2. Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Posicionamento oficial SBD 05/2019. Neuropatia diabética: posicionamento da associação americana do diabetes. out. 2019:32p. Disponível em :

ASSUNTO(S)

apoio ao tratamento médico n06 outras alterações da sensibilidade amitriptilina neuropatias diabéticas parestesia tiamina

Documentos Relacionados