Os trabalhadores subcontratados da região metropolitana de São Paulo: precariedade ou estabilização? / Subcontracted workers in São Paulo metropolitan region: precariousness or stabilization?

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

O recente aumento da subcontratação formal de trabalho tem estimulado um importante debate sobre a qualidade da inserção e do vínculo estabelecido entre os trabalhadores e as empresas de intermediação de mão-de-obra. Visando contribuir para esse debate, a presente dissertação organiza-se de modo a alcançar três objetivos: em primeiro lugar, caracterizar a natureza e as transformações recentes no mercado de trabalho brasileiro; em segundo lugar, analisar o crescimento recente dos intermediários privados do mercado de trabalho; em terceiro lugar, investigar, com base em dados transversais e longitudinais da RAIS para a região metropolitana de São Paulo no período compreendido entre 1998 e 2007, se a passagem pelo emprego temporário ou terceirizado constitui-se num meio de acesso a empregos capazes de garantir a permanência no mercado formal ou se, pelo contrário, insere os indivíduos numa seqüência de empregos marcados pela fragilidade ou instabilidade dos vínculos.

ASSUNTO(S)

agencias de emprego brasil brazil employment agencies intermediação intermediaries labor market mercado de trabalho outsourcing são paulo são paulo subcontratação

Documentos Relacionados