Os Pilares da qualidade: o processo de implementaÃÃo do Programa de Qualidade do Cafà (PQC) no mercado de cafà torrado e moÃdo do Brasil. / The Quality pillars: the implementation process of the Coffee Quality Program (CQP) in the roasted and ground coffee market in Brazil.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

O presente trabalho teve como objetivo principal analisar o processo de implementaÃÃo do Programa de Qualidade do Cafà (PQC) e suas implicaÃÃes nas empresas de cafà torrado e moÃdo do Brasil. Para isso, foram pesquisadas treze empresas associadas à AssociaÃÃo Brasileira das IndÃstrias de Cafà (ABIC), divididas em empresas adotantes e nÃo-adotantes do PQC. Primeiramente, buscou-se descrever a filosofia e os objetivos que sustentam a concepÃÃo do PQC, por meio da construÃÃo de um modelo teÃrico de anÃlise, os âPilares da Qualidadeâ, com o suporte da Economia dos Custos de TransaÃÃo (ECT) e da qualidade. Para investigar como os objetivos do PQC estÃo sendo interpretados pelas indÃstrias torrefadoras, foram analisadas as aÃÃes efetivas e as dificuldades de implementaÃÃo do programa pelas empresas adotantes da certificaÃÃo. Desse modo, foram identificados os pontos crÃticos do programa, o que possibilitou a realizaÃÃo de uma anÃlise das empresas nÃo-adotantes, identificando se elas estariam preparadas para aderir ao PQC. TambÃm foram analisadas as estratÃgias de suprimento de matÃria-prima das torrefadoras e suas estratÃgias de mercado. Os dados obtidos com a pesquisa foram analisados dentro do modelo dos âPilares da Qualidadeâ. Como principais resultados, pode-se concluir que o principal fator que aumentou a coordenaÃÃo vertical entre as empresas pesquisadas foi a qualidade. Em conseqÃÃncia disso, a implementaÃÃo do PQC faz com que as empresas adotem estratÃgias de coordenaÃÃo vertical com seus fornecedores e distribuidores. A chave para o aumento da coordenaÃÃo à a imposiÃÃo de um padrÃo de qualidade Ãs torrefadoras. Por outro lado, todas as empresas adotantes afirmaram que tiveram dificuldade em implementar ou documentar a rastreabilidade de sua produÃÃo. Identificou-se que as empresas pesquisadas que focavam seu negÃcio na diferenciaÃÃo por atributos de qualidade precisam do alicerce da certificaÃÃo ou de marcas fortes para transmitir credibilidade aos seus consumidores. Esse fato comprova a importÃncia de utilizar uma maneira eficiente de transmitir informaÃÃes, buscando reduzir a assimetria informacional entre fornecedor e cliente. Num desenho geral, à clara a percepÃÃo de que a ABIC, utilizando o PQC, almeja se tornar o principal agente coordenador do agronegÃcio cafà no Brasil.

ASSUNTO(S)

administracao agribusiness coffee cafà padronizaÃÃo qualidade certificaÃÃo agronegÃcio certification quality padronization

Documentos Relacionados