Os leites industrializados ‘maternizados’ são melhores do que o leite de vaca para crianças até 1 ano se não levarmos em conta seu custo?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

O uso de fórmulas de leite de vaca modificado (NAN) em crianças desmamadas entre 6 meses e um ano parece ser melhor, principalmente naquelas crianças com alto risco para desenvolvimento de sintomas atópicos (história materna, paterna ou de ambos).

O estímulo à manutenção da amamentação com leite materno está entre as práticas mais custo-efetivas para prevenção de doenças em crianças pequenas. Este estímulo deve ser iniciado durante o pré-natal.

Os estudos geralmente comparam a manifestação de sintomas alérgicos entre os grupos com aleitamento materno, NAN e leite de vaca integral. As crianças alimentadas exclusivamente com leite materno e aquelas alimentadas com leites modificados como o NAN (fórmulas) demoram mais tempo em apresentar sintomas atópicos do que aquelas em uso de leite de vaca integral. O leite de soja, também parece acelerar o aparecimento de sintomas atópicos.(Evidência Grau A)

Por esse motivo o departamento de gastroenterologia da Sociedade Brasileira de Pediatria não recomenda o uso de leite de vaca integral no primeiro ano de vida.

 

 

 

ASSUNTO(S)

médico a45 educação em saúde/aconselhamento/dieta aleitamento materno substitutos do leite humano a - estudos experimentais ou observacionais de melhor consistência d - opinião desprovida de avaliação crítica/baseada em consensos/estudos fisiológicos/modelos animais

Documentos Relacionados