Os espaços edificados vazios na área central da cidade de São Paulo e a dinâmica urbana. / The excess vacancy and its relations to the urban dinamics in downtown São Paulo.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

Este trabalho estuda a presença acentuada da vacância imobiliária e suas relações com a dinâmica urbana na área central de São Paulo. Para tanto, são verificadas as diversas formas de tratamento da vacância. A análise é completada com um breve histórico do desenvolvimento urbano da cidade. O cenário atual o cenário atual da área central é descrito através das características específicas do mercado imobiliário, da demanda, da atuação dos diversos agentes urbanos e da presença das ocupações organizadas. A metodologia utilizada inclui entrevistas com agentes ligados ao mercado imobiliário, e uma pesquisa de campo, apoiada em um plano amostral estratificado, por meio da qual se obtém a estimativa da vacância para os distritos Sé e República. Como resultado final do estudo, apontam-se os fatores do crescimento e permanência dos espaços edificados vazios na cidade de São Paulo.

ASSUNTO(S)

dinâmica urbana vacância imobiliária ocupações organizadas por movimentos sociais vacancy urban dynamics organized occupation of housing spaces

Documentos Relacionados