Os cortes de Gordon Matta-Clark : um ritual de destruição e reconstrução da arquitetura
AUTOR(ES)
Cidade, Daniela Mendes
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011
RESUMO
Os cortes de Gordon Matta-Clark: um ritual de destruição e reconstrução da arquitetura parte de uma indagação sobre um elemento na confluência com as artes visuais: o corte. O conceito de corte desdobra-se nas várias etapas desse trabalho transformando-se em um conceito operatório, que se reflete nas obras do artista norte-americano Gordon Matta-Clark (1943-1978). Assim se estabelece um diálogo sinestésico entre Arquitetura e Arte no próprio campo da arquitetura. A tese tem por hipótese o corte como princípio revelador da espessura interior para o pensamento da arquitetura e da arte. Os cortes realizados por Matta-Clark se afirmam em diferentes meios: no desenho, no edifício, na fotografia e no trabalho interminável da fotografia. A pesquisa toma sua última manifestação artística denominada Circus-Caribbean Orange (1978) como objeto central para explicar a poética do corte na sua obra – cortes, buracos, escavações. Assim, a sua produção é considerada aqui como um processo que se expande no tempo, permitindo uma abordagem que a encara em permanente estado de questionamento. Do interior dos próprios processos que transparecem nos documentos utilizados e deixados pelo artista se estabelece um modo de leitura e de reflexão que se constitui em um sistema de rede de múltiplas conexões com diferentes áreas do conhecimento.
ASSUNTO(S)
arquitetos matta-clark, gordon, 1943-1978 obras e projetos cortes de construção arquitetura moderna
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/27864Documentos Relacionados
- Pilares firmes contra a Arquitetura da Destruição
- Arquitetura, a síntese das artes : um olhar sobre os pontos de contato entre arte e arquitetura na modernidade brasileira
- Corpo re-construção ação ritual performance
- Lygia Clark e Merleau-Ponty : paralelos
- Clarice Lispector e os jardins da razão : lugar-comum e reconstrução da experiencia