Operation Agree and partitive constructions in Brazilian Portuguese and European Portuguese / Operação Agree e construções partitivas no português brasileiro e no português europeu.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

O presente estudo insere-se no Programa de Investigação da Gramática Gerativa, mais especificamente nas assunções minimalistas da Teoria de Princípios e Parâmetros (CHOMSKY, 1993, 1995, 1998, 2001) e busca descrever e analisar a concordância sujeito-verbo nas construções partitivas no Português Brasileiro (PB) e no Português Europeu (PE). O objetivo central consiste em prover uma explicação para o tipo de concordância morfologicamente visível verificada em frases do tipo: (i) A maioria dos estudantes fizeram o trabalho. Para isso, toma como hipótese central de trabalho a ideia de que a Operação Agree conforme reformulada por Béjar (2003, 2008) dá conta de explicar satisfatoriamente a concordância parcial em questão, tomando como pressuposta a ideia de especificação/subespecificação de traços-Ф (BÉJAR, 2003, 2008; CARVALHO, 2008), bem como a visão de concordância como compartilhamento de traços, conforme proposta elaborada por Frampton &Gutmann (2000a). Para tanto, procedeu à aplicação de alguns testes de preferência a falantes do PB e do PE, a fim de averiguar a aceitabilidade desses falantes em relação à concordância mencionada. Os resultados dos testes apontam uma maior aceitação, em alguns contextos, por parte dos falantes do PB do que por parte dos falantes do PE.

ASSUNTO(S)

linguistica operation agree brazilian portuguese operação agree partitive constructions português europeu construções partitivas português brasileiro european portuguese

Documentos Relacionados