On lines and between lines of laughter: Belmontes humoristic chronicles (1932-1935) / Nas linhas e entrelinhas do riso: as crônicas humorísticas de Belmonte (1932-1935) 

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

O objetivo da presente dissertação de mestrado é propor uma análise de parte das crônicas humorísticas de Benedito Bastos Barreto, o Belmonte. A análise desta produção literária, escrita entre 1932 e 1935, tem como eixo as temáticas mais constantes na escrita de Belmonte: a rejeição do governo de Getúlio Vargas e do Nazi-fascismo e as severas críticas à modernidade técnica. Em suas críticas ao Nazi-fascismo, elaboradas na primeira metade da década de trinta do século passado, o cronista demonstrou precocidade e ineditismo frente aos jornalistas e jornais paulistas da época, sendo que estes tendiam a se calar ou a demonstrar simpatia perante a ascensão dos governos Fascistas de Hitler e Mussolini. E, ao elaborar críticas à modernidade técnica, sugerimos que Belmonte não apenas repudiava o incrível potencial bélico demonstrado com ineditismo na Primeira Guerra Mundial , como também apontava para a complexa e problemática modernização da cidade de São Paulo, assim como a aspectos atribulados da sua história recente.

ASSUNTO(S)

belmonte (benedito bastos barreto) chronicle crônica humor folha da noite são paulo in the 30 s folha da noite humour belmonte (benedito bastos barreto) são paulo nos anos 30

Documentos Relacionados