Ofélia, poemeto lírico de Henrique Oswald: confluências entre música e texto / Ofélia, poemeto lírico de Henrique Oswald: confluências entre música e texto
AUTOR(ES)
Cássia Paula Fernandes Bernardino
DATA DE PUBLICAÇÃO
2009
RESUMO
Considerando-se que, para se alcançar a excelência na performance de qualquer obra musical é preciso não apenas conhecer a peça e praticá-la tecnicamente, mas também analisá-la sob várias perspectivas, este trabalho de pesquisa buscou abordar aspectos que possibilitem ao intérprete conhecer o poemeto lírico Ofélia no que tange a seu compositor, à origem do gênero da canção, aos aspectos literários que envolvem os poemas utilizados por Oswald e à maneira pela qual tais elementos podem auxiliar na performance dessas canções. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho de pesquisa consistiu basicamente nos seguintes elementos: a leitura de fontes literárias específicas sobre os aspectos abordados e a análise dos elementos textuais e musicais, embasadas nas referências bibliográficas escolhidas. Como resultado da pesquisa, construiu-se quatro partes distintas, sendo que a primeira trata da biografia do compositor e sua trajetória composicional, a segunda aborda a canção e sua origem e desenvolvimento como gênero, a terceira abarca os aspectos poéticos da obra escolhida e no quarto, os elementos citados confluem-se para auxiliar na busca de uma performance coerente.
ASSUNTO(S)
aspectos poéticos canção henrique oswald henrique oswald interpretação interpretation musical performance ofelia ofélia performance musical poetics aspects song
Documentos Relacionados
- Carlos Oswald: uma história e dois temas
- Waldemar Henrique : folclore, texto e musica num unico projeto - a canção
- A gravura de Henrique Oswald:do ensino à produção de arte.
- Missa e Do menor de Henrique Oswald para coro, orgão e orquestra de cordas : um estudo analitico e interpretativo a partir dos parametros da musica sacra de Romantismo
- Interpretação em Henrique Oswald : transformações entre o Allegro Agitato da sonata op. 21 e a Sonata-Fantasia op. 44 para violoncelo e piano