O triângulo de Ceres: metodologias fundamentais para formação de atores em Salvador. / Le triangle de Cérès: méthodologies pour la formation des acteurs fondamentaux de Salvador.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Esta dissertação propõe o exame de três diferentes metodologias da área de Pedagogia do Teatro, elaboradas e aplicadas por ator e atrizes que trabalham com formação de outros atores e atrizes em Salvador, Bahia, considerando-se que, no Brasil, a análise sobre processos de formação de atores continua sendo um campo pouco explorado pelos estudiosos. Na primeira seção, temos a identificação, histórico e contextualização da trajetória dos três mestres-atores enfocados pela pesquisa qualitativa Harildo Déda, Hebe Alves e Meran Vargens estudados caso a caso por intermédio de pesquisa bibliográfica, experimental e documental. O estudo foi realizado prioritariamente através de leituras concernentes ao assunto, entrevistas e observação de aulas, ensaios e apresentações, sempre a partir dos procedimentos de cada um na relação mantida com atores em formação. Na segunda seção, discorremos sobre as entrevistas realizadas com atores e atrizes indicados como seguidores de cada metodologia pesquisada. Na terceira seção, o resultado da coleta de dados possibilita reflexões sobre pontos de convergência e divergência entre os métodos observados, guiadas por aspectos localizados em referencial teórico encontrado a partir do conjunto das entrevistas. Na quarta e última seção, problematizamos a singularidade das ações pedagógicas discutidas, estabelecendo conclusões que ampliam e aprofundam o estudo sobre a Interpretação Teatral no país, com ênfase no acento local e em características específicas das metodologias relacionadas.

ASSUNTO(S)

interpretação teatral pedagogia do teatro metodologias procedimentos de formação de atores pédagogie du théâtre méthodologies procédures pour les acteurs de la formation teatro

Documentos Relacionados