O riacho do Ipiranga e a Independência nos traços dos geógrafos, nos pincéis dos artistas e nos registros dos historiadores (1822-1889)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Esta dissertação aborda as representações oitocentistas acerca do riacho do Ipiranga e da independência na história, na geografia e nas artes. A menção ao riacho do Ipiranga, hoje em dia, traz à maioria dos brasileiros uma imagem bastante específica: D. Pedro I, sobre um cavalo, proclamando a independência do Brasil. Não obstante, no século XIX, a situação era diversa: a independência, durante muitas décadas, não era uma data popular nas festividades nacionais; a região do Ipiranga, por sua vez, era desconhecida fora da província de São Paulo. Nossa análise procura entender a maneira como o local da independência e o próprio fato foram gradativamente valorizados pelo grupo de políticos e pensadores ligados ao Imperador. Por isto, elegemos como fontes de análise as Revistas do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, os relatos de viajantes que visitaram a região, mapas da província de São Paulo e iconografias que tivessem por tema o Ipiranga ou a emancipação, documentos que ressaltam o aspecto simbólico dos processos de construção da memória nacional e de consolidação do Estado imperial.

ASSUNTO(S)

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