O retrato de um menino Bororo: narrativas sobre o destino dos índios e o horizonte político dos museus, séculos XIX e XXI
AUTOR(ES)
Oliveira, João Pacheco de
FONTE
Tempo
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
As coleções etnográficas, uma vez retiradas das aldeias e dos seus contextos de utilização cotidiana e ritual, tendem a ser transformadas em abstrações sociológicas, nas quais a história e a reflexividade estão congeladas. A análise de uma pintura de um menino Bororo, localizada no Museu Nacional, permite reencontrar estórias esquecidas e encobertas, apresentando uma abordagem alternativa que propõe uma historicização radical e discute o jogo de forças que estão em torno da aquisição, classificação e exibição de objetos etnográficos.
ASSUNTO(S)
museus e coleções etnográficas Índios bororo antropologia do colonialismo
Documentos Relacionados
- Ética Bororo: a sobrevivência de um povo
- Museus, ciência e tecnologia
- Museus, mulheres e gênero: olhares sobre o passado para possibilidades do presente*
- Museus, patrimônio e poder: reflexões sobre as práticas de memória na modernidade
- Tradições discursivas: inovações e conservadorismos em atas de câmaras paraibanas dos séculos XIX, XX e XXI