O registro inicial do documentário mineiro: Igino Bonfioli e Aristides Junqueira

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Neste trabalho o universo é o documentário no cinema mudo, o tema é o ineditismo do documentário de Igino Bonfioli e Aristides Junqueira, contemporâneos na atuação cinematográfica. Ao buscar informação sobre eles, abordouse um aspecto específico do documentário, estudo da linguagem histórica no cinema foi feito um inventário inicial das informações preservadas ou arquivadas destes cineastas pioneiros em Minas Gerais. A pesquisa em cinema no Brasil é descontinua, difícil. E Minas Gerais não foge a regra. O Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG guarda um importante acervo cinematográfico. Para dar continuidade ao trabalhar de estudo e prospecção destes documentos e filmes, criouse o projeto Imagens de Minas1, cujo legado maior é o acervo Bonfioli, que tem documentos preciosos como esboços desenhos animados, manuscritos da década de 20 e razoável material fotográfico. Há muitos filmes e temas que ainda podem ser estudados. O objetivo básico deste estudo é sistematizar e analisar os documentos da pesquisa, focando o que se preservou do trabalho de Bonfioli e Junqueira, sobretudo os episódios do documentário Minas Antiga , de Igino Bonfioli e Minas Liberal de Aristides Junqueira, além de fragmentos de filmes documentais destes cineastas. E a despeito das técnicas rudimentares e do escasso material preservado foram estudados os mecanismos utilizados por estes cineastas para, ora ilustrar com imagens as encomendas históricas, como em Inconfidência Mineira ou Emboabas e Paulistas, ora arriscar pela via ficcional. Cada qual realizou suas fitas com conhecimentos próprios e engenhosos. Esta é a história de artesãos, cinegrafistas, visionários. A documentação pesquisada neste trabalho pertence ao Projeto Imagens de Minas. Este projeto foi criado em 1970 no Departamento de Fotografia Teatro e Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG Universidade Federal de Minas Gerais. Foi desenvolvido pelos professores José Tavares de Barros, José Américo Ribeiro, Silvino Santos, Luiz Gonzaga e Evandro da Cunha Lemos. O objetivo principal era criar um trabalho continuo de pesquisa sobre o cinema em Minas Gerais desde os primórdios, através do trabalho de diversos cineastas inclusive os cineastas pioneiros que aqui são abordados.

ASSUNTO(S)

arte teses bonfioli, igino, 1886-1965 crítica e interpretação teses. cinema mudo minas gerais teses. junqueira, aristides, 1879-1952 crítica e interpretação teses. teses eba. documentário (cinema) minas gerais teses.

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